segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Crescimento

Lentamente, mas de uma forma segura
-És a mais baixa da turma e estás preocupada. No entanto, é bem provável que, dentro de alguns meses ultrapasses os teus colegas, porque o teu crescimento ainda não acabou. É durante o primeiro ano de vida que evoluímos mais, uma média de 25 cm. Depois o crescimento diminui progressivamente até aos 6 anos e estabiliza-se até á puberdade.

Período regular= Fim do crescimento
A puberdade marca a passagem à adolescência. Nesta primeira fase, a estatura muda rapidamente. Os pés e as mãos crescem... logo a seguir o nariz, as pernas, os braços e finalmente a coluna vertebral. Podes crescer até 10 cm por ano. Ganhas também alguns centímetros em largura: o tórax e a bacia alargam. Não te preocupes, todas estas situações vão harmonizar-te.

Curiosidade:
- Os holandeses são os mais altos do Mundo com uma estatura média de 1,78cm nas mulheres e 1, 84 nos homens. Sandy Allen que vive nos Estados Unidos é actualmente a mulher mais alta do Mundo. Mede 2,31m. Com 10 anos já media 1,90m. *O*


  • Rita Fernandes

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa Rita!
Gostei do texto em forma de curiosidades... lê-se com muita facilidade. Penso que para ficar completo bastava a referência bibliográfica. Ou então um link para o sítio onde o texto aparece completo.
De resto está muito bem

Anónimo disse...

Está mesmo giro Rita!

Anónimo disse...

blog de esterco....